A história da Associação Maringaense de Saúde Mental (AMSM) começou com a solidariedade e força de vontade de voluntários a partir de um evento comemorativo ao Dia Internacional de Luta Antimanicomial em maio de 2000 onde vários sofredores de disturbíos psíquicos, familiares e profissionais da saúde formalizaram a criação da entidade.
Em 2001, a AMSM participou de comissão municipal para estudar e reestruturar a saúde mental em Maringá, atendendo as políticas do Ministério da Saúde. O município seguindo as orientações dessa comissão, implantou em 2002 o CAPS AD, Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal em 2003, CAPS II Canção em 2004, e residência terapêutica em 2006.
Projeto Girassol
Muitos sofredores de disturbíos psíquicos e familiares acabam se afastando da vida social pelos sintomas apresentados pelos disturbios e devido a vergonha, preconceito e discriminação não buscam alternativas de integração e recuperação de sua cidadania.
Diante desse cenário, a AMSM criou em 2003 o Projeto Girassol com o objetivo de reunir os sofredores de disturbíos psíquicos e familiares através da confecção de peças artesanais (almofadas, enxovais de bebê, colchas, tapetes) com a técnica de Patchwork e fuxico.
Reconhecimento
Em 2003, a AMSM conquistou no Congresso Brasileiro de Psiquiatria em Goiânia, o Prêmio de Inclusão Social na Categoria de Defesa aos Direitos.
Os objetivos da AMSM estão baseados na criação de um grupo de ajuda mútua já que a unidade e o fortalecimento do grupo como entidade se faz no apoio e na troca de experiências dos participantes.
Consiste também como uma das ações da AMSM a luta em defesa dos direitos das pessoas sofredoras de dísturbios psíquicos, contra o preconceito e qualquer forma de discriminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário